PASSAGEM DE COMANDO

Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica tem novo Comandante

Solenidade de passagem do cargo de Comandante da ECEMAR foi realizada no dia 13/04
Publicada em: 20/04/2023 11:45
Imprimir
Fonte: ECEMAR, por Coronel Schenk e Tenente Pollyana
Edição: Agência Força Aérea, por Aspirante Gabrielle Varela

O Brigadeiro do Ar Helmer Barbosa Gilberto assumiu, na dia 13/04, o cargo de Comandante da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), localizada no Rio de Janeiro (RJ). O Oficial-General substituiu o Major-Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar, atual Comandante da Universidade da Força Aérea (UNIFA) e da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).

O ato de passagem de Comando foi presidido pelo Diretor de Ensino da Aeronáutica (DIRENS), Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Júnior, e contou com a presença do Diretor do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho; do Vice-Diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Major-Brigadeiro do Ar Márcio Bruno Bonotto; do Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Junior; do Diretor de Saúde da Aeronáutica (DIRSA), Major-Brigadeiro do Ar Cloer Vescia Alves; do Diretor de Administração do Pessoal da Aeronáutica (DIRAP), Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão; de Ex-Comandantes da ECEMAR; do efetivo militar e civil, dentre outras autoridades civis e militares.

Em seu discurso, o Major-Brigadeiro Avellar expressou a satisfação em ter recebido a grande responsabilidade de estar no Comando de uma Instituição com mais de sete décadas de história, e agradeceu ao efetivo da ECEMAR pelo suporte e pelo empenho nas atividades. Também se dirigiu ao novo Comandante da Organização Militar, desejando-lhe êxito na missão. “Você estará à frente de uma Instituição com uma longa história, de muitas tradições e glórias. Não tenho dúvidas de que você brilhará em mais um grande desafio de sua notável carreira”, ressaltou.

O Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Sérgio Bastos, agradeceu ao Major-Brigadeiro Avellar por sua competência e entusiasmo e por concluir com sucesso sua missão à frente da ECEMAR. Posteriormente, dirigiu-se ao novo Comandante, desejando sucesso e parabenizando-o pela conquista.

O Novo Comandante, Brigadeiro Helmer, também foi agraciado com o distintivo da ECEMAR.

Cerimônia de Descerramento dos Retratos

Como parte do cerimonial da passagem de Comando, foi realizado o descerramento do Retrato do Major-Brigadeiro Avellar, na Galeria de Retratos de Comandantes da ECEMAR. O Major-Brigadeiro Avellar e sua esposa, Cybelle Ducat de Avellar, receberam homenagens na solenidade.

Novo Comandante

O Brigadeiro do Ar Helmer Barbosa Gilberto é natural da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Ingressou na Força Aérea Brasileira em 1º de março de 1987 e promovido ao atual posto em 31 de março de 2023. Possui todos os cursos de carreira previstos para os oficiais aviadores, além do Curso de Política e Estratégia Naval, na Escola de Guerra Naval; Curso de Segurança e Defesa, na Escola Superior de Guerra; Curso de Pós-Graduação MBA em Gestão de Negócios, na USP; e Curso de Alta Gestão Executiva, na UNILIS. Possui 2.800 horas de voo, 4 condecorações nacionais e 3 internacionais.

Fotos: Soldado Mascarenhas/ ECEMAR

imagens/original/45350/AQV_3303.JPG